Milhares de pessoas ao redor do mundo festejam a Páscoa e muitos não sabem o real significado dos símbolos da Páscoa, nesse post irei mostrar e detalhar um pouco...
A palavra Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (”passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Na visão dos cristãos, a Páscoa representa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja a Ressurreição. Sendo assim, considerada a festa das festas.
É certo que entre todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais querido e desejado entre as crianças e também por alguns adultos.
São muitas as lendas sobre o ovo. Em culturas pagãs ele significa começo de vida, já os chineses entregavam ovos coloridos entre os amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Talvez a lenda mais conhecida seja a dos persas: Para eles, havia caído um ovo gigante na terra, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Antigamente os ovos eram pintados e cozidos, eles foram substituídos por ovos de chocolates pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
O que vemos com mais lógica é que após o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra e França, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.
Coelhinho da Páscoa
O coelho, apesar de ser um mamífero e por consequência não pôr ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso deve-se por ter uma grande facilidade reprodutora, tornando-se no símbolo da fertilidade e o mais popular na Páscoa. O coelho simboliza a Igreja, pelo poder de Cristo, é fecunda na sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
Cordeiro
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.
Círio Pascal
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que “Cristo é a luz dos povos”.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
Pão e Vinho
O pão e o vinho, principalmente na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia serviu-se dos alimentos mais comuns para simbolizar a sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Sino
O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa os sinos ao serem tocados anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.
Feliz Páscoa para todos!
0 comentários:
Enviar um comentário