
A Festa de São Pedro Gonçalves, padroeiro dos homens do mar, realiza-se anualmente em Vila Franca do Campo.
É única na ilha de São Miguel e no país. Hoje, a festa conhece o seu ponto alto com a tradicional procissão
Uma prova de Windsurf dá início hoje, pelas 10h00, ao grande dia da Festa do Irró, em Vila Franca do Campo.
O programa contempla ainda uma exposição de barcos de pesca, na Avenida Vasco Silveira, bem como a tradicional coroação e procissão.
Na procissão, para além da imagem de São Pedro Gonçalves e do denominado “barquinho” - o veleiro que simboliza todas as embarcações que, em ocasiões de aflição, pedem protecção ao padroeiro - é integrada a coroa do Divino Espírito Santos dos Pescadores. A procissão percorrerá as ruas da Vila, enquanto a noite será animada com dança, tendo como protagonistas a ADV, UnoJovens e Kumbaya. A fechar, a animação musical estará a cargo de Alexandre Santos.
A Festa de São Pedro Gonçalves - Padroeiro dos Homens do Mar em Vila Franca do Campo - é popularmente intitulada de Festa do Irró.
Eugénia Leal, presidente da Irmandade, explica que, embora a origem da palavra se perca no tempo, os pescadores de Vila Franca do Campo acreditam que derive do grito “hurra” que os homens entoavam quando varavam os barcos a braços e os puxavam para terra.
Tradição única nos Açores e até no país, em Vila Franca do Campo “mantém-se activa graças à fé dos homens e mulheres do mar”, em especial dos pescadores e escuteiros marítimos que todos os anos, logo a seguir à Páscoa, homenageiam o seu padroeiro com festejos religiosos e arraiais populares.

Voltando às musicas de natal!
-
Voltando às musicas de natal...
A Musica de Natal da RFM 2025!
Há 1 semana

0 comentários:
Enviar um comentário