15 de abril de 2009

Cheiro “online” ajuda a escolher o par ideal...

Ferramenta para digitalizar o odor vai ser lançada até ao final do ano num ‘site’ de encontros.
Depois de cruzar interesses ou preferências físicas, o cheiro ‘online’ vai permitir aos utilizadores escolher com mais certeza o companheiro ideal para uma relação amorosa. Quanto maior for a diferença entre odores mais compatível será o eventual par.

Diz-me como cheiras e dir-te-ei de quem gostas. Esta vai ser a nova máxima dos sites de encontros, quando passar a estar disponível no mercado um sistema de digitalização do odor dos candidatos que estabelece compatibilidades entre aqueles que procuram um parceiro ideal. A inovação vai estar disponível até ao final do ano e arranca em exclusivo num site de encontros. É mais um passo para formar pares perfeitos.

E não se trata apenas de um truque das empresas de encontros, está cientificamente provada a importância do odor para a viabilidade de uma relação. “Se tudo encaixa, têm os mesmos interesses, muitos temas de conversa, mas se não conseguem aguentar o cheiro do outro, então a relação não tem hipóteses”, explica o biólogo responsável pela digitalização do odor, August Hämmerli, ao Science Daily.

Quando chegar ao grande público esta ferramenta vai conseguir evitar os primeiros encontros arruinados por causa das incompatibilidades de cheiro. Para tal basta que tenham adicionado o seu perfil de odor e que estes sejam bastante diferentes entre si.

Isto porque estudos indicam que o nariz, através de receptores sensíveis, procura nos outros o menor número possível de genes semelhantes, já que quanto maior é a diferença entre os odores maiores são as hipóteses de uma descendência saudável e forte.

A descoberta foi feita nos anos 1990 através das escolhas de mulheres que cheiraram t-shirts usadas por vários homens. Elas apenas tinham de indicar o odor que lhes era mais agradável, e as pesquisas científicas concluíram que as escolhas recaíam sobre os homens que apresentavam um sistema imunológico mais diferente do seu.

Construir este perfil digital é simples e pode ser feito em casa: um teste de saliva, que é depois convertido num processo cromatográfico, semelhante a um teste de gravidez, que se converte num simples código digital para ser introduzido no perfil online. Tudo isto em apenas 20 minutos.
Apesar de estar confiante no sucesso da sua descoberta, August Hämmerli admite que “ o cheiro não é o único factor na escolha do parceiro”. Ainda assim estes são os únicos testes que permitem medir essa componente, sublinha o responsável.

E assim há evolução sempre com um cheirinho de pré história. Só falta cheirarmos os rabos uns aos outros...ver para crer...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Para o topo da página