Pelo que sabe a partir de 1 de julho serão cobradas taxas moderadoras nas unidades de saúde dos Açores.
O decreto regulamentar que introduz o pagamento de taxas moderadoras no acesso às urgências, realização de consultas médicas, análises clínicas e fisioterapia foi aprovado esta quarta-feira, em Conselho de Governo.
As taxas a aplicar às consultas médicas são no valor de cinco euros, no caso dos hospitais, e de dois euros nos centros de saúde. Nas urgências, a taxa é de seis euros, para o caso dos hospitais, e de quatro euros nos centros de saúde.
O valor fixado para a taxa relativa à fisioterapia é de um euro por sessão e no caso das análises clínicas o valor para cada parâmetro é idêntico ao nacional. Uma análise à urina, por exemplo, passa a custar 70 cêntimos.
Ficam isentos da taxa, para já, outros exames complementares de diagnóstico (raio-x; TAC; ressonância magnética, por exemplo), bem como os internamentos.
No entanto, segundo o secretário regional da Saúde cerca de 40% dos açorianos não terão de pagar taxas moderadoras.
As regras são iguais às aplicadas a nível nacional. De uma longa lista de isenções, não pagam taxas, por exemplo, grávidas, crianças até 12 anos, pensionistas com uma pensão inferior ao salário mínimo e seus cônjuges, desempregados e família, trabalhadores com rendimentos inferiores ao salário mínimo e família, vítimas de violência doméstica, beneficiários de RSI, doentes crónicos, bombeiros, doentes transplantados ou dadores vivos de órgãos.
Voltando às musicas de natal!
-
Voltando às musicas de natal...
A Musica de Natal da RFM 2025!
Há 1 semana

0 comentários:
Enviar um comentário