13 de dezembro de 2009

10 anos depois...

O artigo que se segue é respectivo ao acidente do avião da Sata que se despenhou na ilha de São Jorge a 11 de Dezembro de 1999. Este artigo tocou-me principalmente por referir nomes e sítios que eu conheço.


Flores

As vidas dos 'órfãos' da tragédia

Dez anos após o trágico acidente de aviação que vitimou 35 pessoas nos Açores, os familiares lidam com o trauma, mas não se deixam afectar por ele. Histórias de "sobreviventes" na primeira pessoa.

Se lhe perguntarem o que quer para o seu futuro, Alylne, um dos órfãos guineenses do desastre de avião que matou há precisamente dez anos 35 pessoas no Pico da Esperança, diz sempre o mesmo: ser rico e comandante de um navio.

Hoje com 14 anos, mas apenas com quatro quando mãe e pai morreram no fatídico voo que esbarrou contra a mais alta montanha de São Jorge, aquele jovem não demorou muito até interiorizar a ideia de que tem, desde 1999, uma outra mãe, Valentina Pereira. Também conhecida como a imigrante do continente português que se radicou na Fazenda das Lajes, Flores, e se tornou conhecida pelos cozinhados transmontanos que dá a provar no seu restaurante.

Alylne, que frequenta o 8º ano, tem uma natureza mais extrovertida, curiosa e orgulhosa, enquanto João Paulo, o irmão mais velho de 17 anos, representa o carácter oposto. "Mais calado e sério", conta Valentina. Talvez por uma questão de feitio e, devido à sua idade, por se lembrar melhor da mãe e de sentir mais a sua falta.

Em comum, ambos os jovens são "bem comportados, aplicados", praticam desporto e têm um instinto de sobrevivência que lhes permitirá ser, a breve trecho, auto-suficientes. É o que está próximo de acontecer com João Paulo, neste momento a fazer o 10º ano de escolaridade, mas a pensar tirar no futuro uma licenciatura em Lisboa ou no pólo da Universidade dos Açores em S. Miguel.

Alylne e João Paulo vivem na mesma casa com Valentina e família. Passaram a ser a sua família de acolhimento desde 1999, mas as burocracias têm-nos impedido de serem formalmente adoptados. As mesmas burocracias impedem que tenham identidade portuguesa - mesmo tendo nascido em Portugal - e sejam cidadãos de pleno direito. A única coisa que os habilita a ficar nas Flores é uma licença de permanência, actualizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Nenhum dos dois falou com a reportagem do DN por, segundo Valentina Pereira, não se quererem expor. Sobretudo para proteger a sua dor numa quadra que é dedicada à família. Mas os Pereira são há dez anos a sua nova família. Para o que der e vier. Aliás já o eram antes: desde pequeno que João Paulo e Alylne eram deixados a Valentina sempre que a mãe, médica veterinária (a única na ilha entre 1994 e 1999) tinha que se ausentar da ilha por razões profissionais. Uma opção pessoal motivada pelas relações de vizinhança e amizade que se foram cimentando entre as duas.

Isso valeu algo muito importante para a orfandade das crianças: não tiveram que passar pela situação, sempre difícil, de terem de se habituar a caras novas e a um espaço diferente daquilo a que já estavam habituadas. Na verdade, "nada mudou, apenas deu-se seguimento ao seu dia a dia, que é de normalidade. Não teve que haver uma conquista das crianças, porque continuaram a dormir numa cama que já era delas", frisa Valentina. Isso não significa que não tenham saudades dos pais. Lembram-se deles e dos bons momentos que as suas memórias conseguiram reter, até porque algumas fotografias desses mesmos momentos encontram-se espalhadas pela casa da família de acolhimento.

Alylne e João Paulo são a face visível da justiça lenta e de uma sociedade que ainda discrimina devido à cor da pele. No primeiro caso, porque só quase dez anos depois é que o Supremo Tribunal de Justiça se pronunciou a favor de que se mantivessem na família de acolhimento e não com o tio biológico, Apolinário (ver outro texto), residente no Continente português, que tentou a custódia judicial dos dois sobrinhos órfãos para se integrarem na família de 'sangue'. No segundo caso, porque a mãe 'adoptiva' , Valentina chegou a ser questionada sobre o porquê de ficar com as crianças sendo elas de raça negra.

Joana, Bárbara e Filipa são três irmãs que, tal como os jovens guineenses, perderam pai e mãe no acidente que hoje faz dez anos. As primeiras duas são gémeas e hoje têm 23 anos: Joana, de 22 anos, é formada em medicina dentária pela universidade do Porto; Bárbara é licenciada em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores (com um mestrado em gestão no ISCTE que a levou a estar entre as melhores deste curso). Filipa é um ano mais nova e está a concluir o curso de enfermagem na Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo. Uma data insólita une as três irmãs: todas elas fazem anos no dia de Natal, 25 de Dezembro, o que as leva a ter ainda maiores saudades dos pais.

Durante estes dez anos aprenderam a viver sem sobressaltos com a família da tia biológica, Teotónia Melo Silva, a dona do aldeamento turístico Aldeia da Cuada, nas Flores. Um percurso "saudável", sustentado pela coesão familiar, mas com problemas que se levantaram no princípio, face à situação de perda.

"Inicialmente houve uma certa revolta. Porque tinham morrido os pais? Mas depois unimo-nos e tentámos dar-lhes o máximo de amor e carinho, fazendo-lhes perceber, com verdade, que a vida é mesmo assim, com coisas boas e más", evidencia Teotónia Melo Silva, que diariamente se lembra do desaparecimento do seu irmão e cunhada. E tudo com uma grande saudade que "vem do coração". As três jovens são como "filhas e integradas na família".

Nas Flores nem todas as cerca de 20 famílias das vítimas mortais do avião que caiu em São Jorge terão recebido a indemnização a que têm direito (não é a situação de Valentina, nem de Teotónia). No entanto, a grande maioria recebeu o dinheiro das indemnizações, acabando por gastá-lo, nalguns casos, em casas e carros novos.

Fonte: dn.sapo.pt

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Para o topo da página