24 de novembro de 2009

Erro de diagnóstico deixa homem em falso coma durante 23 anos...

Há 23 anos, Rom Houben foi vítima de um acidente de viação que o deixou totalmente paralisado. Os médicos diagnosticaram-lhe coma, mas na verdade, Houben esteve sempre consciente.

O erro de diagnóstico levou a que este homem belga tivesse passado mais de duas décadas incapaz de interagir com o mundo, apesar de conseguir ver e ouvir tudo o que o rodeava.

Segundo avança a "BBC", o erro de diagnóstico só foi detectado há alguns meses, quando Houben foi submetido a exames de tomografia de última geração, que revelaram que as áreas cerebrais relativas à consciência e à interpretação da informação auditiva e visual estavam a funcionar.

Steven Laureys, responsável pelo Grupo de Coma do Departamento de Neurologia da Universidade de Liège, que publicou o estudo relativo a este caso, avisa que podem existir várias situações semelhantes:

«Só na Alemanha, em cada ano, 100 mil pessoas sofrem de traumatismo cerebral grave. Estima-se que de 3 mil a 5 mil se mantêm presos em um estágio intermediário entre o coma verdadeiro e a total recuperação de sentidos e movimentos. Vivem sem nunca mais voltarem».

Quanto a Houben, é agora capaz de comunicar através de mensagens escritas num computador.

«Nunca vou me esquecer do dia em que descobriram qual era o meu verdadeiro problema. Foi o meu segundo nascimento. Em todo este tempo eu tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas ouvirem», explicou numa delas.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Para o topo da página