21 de maio de 2009

“Viking” acompanha “Express Santorini”


A Atlânticoline já contratualizou o fretamento do navio “Viking”, da “Isle of Man Steam Packet Company”, para acompanhar o “Express Santorini” na operação de Verão da transportadora marítima no arquipélago, entre os meses de Junho e Setembro de 2009.
O navio tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, o que, segundo o presidente do conselho de administração da Atlânticoline, António Raposo, significa que, a partir de São Miguel, será possível fazer a ligação com a Terceira em apenas quatro horas, e com Santa Maria em apenas duas horas.
A embarcação, construída em 1997, em Itália, encontra-se já nos estaleiros de Dover, em Inglaterra, para a sua adaptação à operação nos portos da Região.
Tendo em conta a natureza desta intervenção, bem como o tempo necessário para as inspecções, a realizar pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, empresa Atlânticoline prevê que a entrada ao serviço do navio ocorra no dia 22 de Junho, uma semana depois da data inicialmente prevista (15 de Junho).
A Atlânticoline garante que está a procurar minimizar os eventuais incómodos que esta situação possa trazer aos utentes do serviço público de transporte marítimo inter-ilhas.
Tendo em conta a velocidade que o “Viking” consegue atingir, a embarcação está equipada com “boas cadeiras, confortáveis, dispostas como num avião, e tem ainda uma zona de refeições ‘self-service’ e serviço de bar”, adiantou António Raposo.
Embora considera muito cedo para o garantir, o presidente da Atlânticoline refere que a velocidade atingida pelo “Viking” poderá influenciar um futuro processo de aquisição de navio por parte da empresa.
Recorde-se que a velocidade exigida ao navio “Atlântida”, cujo contrato de compra foi rescindido com os Estaleiros de Viana, era de apenas 19 nós, menos 16 do que a velocidade atingida pelo navio que chega aos Açores no próximo mês.

fonte: Açoriano Oriental

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Para o topo da página